Ficha Técnica
Série: Ligas Camponesas
Apresentação: Patrícia Pinheiro e Camilla Iumatti Freitas
Roteiro: Patrícia Pinheiro e Camilla Iumatti Freitas
Produção: Barquinho e Antropotretas
Edição: Leonardo Pinheiro
Mixagem: HP Rodrigues
Música: HP Rodrigues
Arte: Thiago Oliveira
Publicado em: 17/02/2022

Dizem que o tamanho das fofocas é proporcional ao tamanho de sua importância. Se isso é verdade talvez seja uma pista para entender a série de rumores, teorias fantásticas e elaborações em torno das ligas camponesas.
A bem da verdade, a transição entre os anos 1950 e 1970 foi bem complicada no contexto camponês. As turbulências e perseguições que iriam se tornar cada vez mais frequentes após o golpe militar de 1964 no mundo rural nordestino já tinha expressões bem fortes e violentas, estimulando movimentos de resistência e também de exílio.
No quinto episódio da série ligas camponesas falamos sobre esses rumores em torno das organizações camponesas, em especial no contexto das ligas. Mais do que fofocas sem fundamento, esses rumores ocupam uma posição importante na repressão à mobilização camponesa porque se baseavam em valores que eram duramente combatidos naquele momento. Os rumores ajudaram a construir no imaginário público a ideia das ligas e de outros movimentos sociais como organizações criminosas, como “inimigos comunistas” com uma ideologia perversa que deveria ser combatida. O script dessa história vocês já devem imaginar, mas a gente conta com mais detalhes nesse episódio.
Deixe um comentário